Morre Gilberto Loureiro de Souza, ex-jurado do Freio de Ouro

Faleceu na madrugada desta quinta-feira, 23, Gilberto Loureiro de Souza, médico veterinário e ex-jurado de morfologia do Freio de Ouro. Um dos grandes conhecedores da raça crioula, ele julgou exposições e provas no Brasil, Argentina, Uruguai e Chile, presidiu a comissão de provas funcionais da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), esteve à frente do conselho técnico da entidade por duas vezes e, durante 18 anos, foi superintendente do Serviço de Registro Genealógico da associação.

 

Décio Lemos, da Trajano Silva Remates, lamentou o falecimento de Souza. “Grande perda. Ele era um embaixador do cavalo crioulo, técnico, jurado, criador, é grande pessoa humana. Meus sentimentos aos familiares e amigos!”, disse.

 

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) afirmou que Gilberto era dono de um vasto conhecimento sobre o cavalo crioulo. “Alemão Gilberto (como era conhecido) foi além: distribuiu essa sabedoria como um verdadeiro professor, transformando-se em uma referência para os apreciadores da raça. Com essa bagagem, transitou por outros países sul-americanos – como Argentina, Chile e Uruguai – e contribuiu para o intercâmbio de informação e cultura, promovendo dessa forma a evolução internacional do cavalo crioulo”, disse a associação em comunicado.

 

Último adeus

O velório de Gilberto Loureiro de Souza será realizado nesta quinta-feira, na capela 5 do Memorial Angelus, em Porto Alegre (RS), entre 8h e 16h.


Comentários (0)


Deixe um comentário